Notícias

Os túneis de ar da Red Bull, Lotus e agora… Sauber

0

Olá amigos do Speed Trap.

Novamente estamos para conversar sobre o que as equipes fazem para tentarem melhorar o desempenho de seus monopostos. E desta vez, vamos abordar uma das soluções para maximizar o fluxo dos gases dos escapamentos sobre as laterais do difusor.

Sauber_gases_escape

Gases do escapamento desviado para o difusor pelo ar que passe sobre o sidepod desviado por Efeito Coanda

 

Como já visto anteriormente , em 2012 as equipes resgataram um conceito chamado de Efeito Coanda para tentar levar os gases do escapamento para o difusor. Você pode ler o texto aqui .

 Porém, uma das dificuldades dessa solução era evitar que o ar que passa pela lateral atrapalhe os gases do escapamento em seu caminho rumo as laterais do difusor.

Sauber_gases_escape_ar

Eis então que a equipe Red Bull aproveita um buraco – que existe na traseiras do F1 debaixo do difusor para se acoplar o motor de arranque – para criar um túnel que teria a função de desviar o ar que passa pelas laterais do carro para trás, sem incomodar os gases dos escapes.

 

Buraco para o encaixe do motor de partida. fonte: wirednewyork.com

Buraco para o encaixe do motor de partida. fonte: wirednewyork.com

 

A equipe pioneira na soluçao

A equipe pioneira na soluçao

O túnel criado pela Red Bull é uma estrutura do assoalho do carro que interliga as laterais do carro ao orifício de partida do motor.

Sauber_ar_tunel

Com essa interligação a equipe espera que o vácuo proporcionado pelo difusor puxe o ar que está passando para as laterais para dentro túnel. Assim esse fluxo de ar não irá se colidir com os gases e estes irão rumar para as laterais do difusor.

Sauber_ar_gases_tunel

Essa implementação da Red Bull foi em 2012. Já para 2013, outras equipes conseguiram copiar a solução. Tais como a Lotus e a Sauber

gb-sauber-exhaust

About the author / 

Bruno Santos

Podcast Player

Comentaristas

Tem uma dúvida? Nós respondemos!